Macaco encontrado morto em fazenda passará por exames na Capital

Prefeitura de Maracaju confirma envio do animal para Capital, mas secretarias de saúde estadual e municipal ainda não foram notificadas

| 01/22/2018 às 4:56


Fonte: Campo Grande News

Macaco encontrado morto em uma fazenda de Rio Brilhante (Foto: Maracaju Speed)

O macaco encontrado morto em uma fazenda próximo ao município de Rio Brilhante, a 163 quilômetros da Capital, está sendo trazido para Campo Grande, de acordo com a assessoria da prefeitura de Maracaju, de onde equipes da saúde se deslocaram para fazer a coleta do animal.

A medida, segundo a assessoria, é uma precaução para identificar uma possível contaminação do animal pelo vírus da febre amarela. Ainda de acordo com a prefeitura, materiais coletados no local, assim como o macaco encontrado morto, estão sendo trazidos pela própria equipe que participou da coleta.

Apesar da confirmação do município, em Campo Grande, nenhuma das secretarias de saúdeconfirmaram ter sido notificadas quanto a chegada do animal. Em nota, a prefeitura de Campo Grande afirmou que “não houve nenhuma solicitação para que este primata fosse enviado para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande, a fim de coleta de material biológico ou qualquer outro teste”.

Já a secretaria estadual, revelou estar aguardando contato das equipes que fizeram a coleta do animal para que ele seja atendido no Lacen (Laboratório Central), aqui na Capital. Segundo a assessoria de comunicação, normalmente o procedimento é este, o município entra em contato, envia o material coletado e, conforme for, o estado encaminha para outro lugar, onde exames mais profundos são realizados.

Caso – A prefeitura de Maracaju aproveitou para esclarecer que o animal foi encontrado em uma fazenda próximo ao município de Rio Brilhante, a aproximadamente 50 quilômetros de Maracaju.

“Nos enviamos equipes apenas como forma de precaução, pois lá na cidade não tinha ninguém para ir até o local”, afirmou o assessor de imprensa, Paulo Roberto, ao Campo Grande News.

Ainda segundo ele, a situação deixou moradores de Maracaju preocupados, mas a situação no município está normal.


Envie seu comentário



@Todos os direitos reservados - 2018