As temperaturas podem cair até 5°C a partir desta terça-feira (23), em Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Mato Grosso do Sul). Uma massa de ar frio avança sobre o Estado e deve causar a onda de frio mais intensa de 2026, até sexta-feira (26).
A massa de ar polar que chegará a Mato Grosso do Sul já marca o início do inverno com neve na Argentina. No Brasil, as baixas temperaturas chegam primeiro à região Sul. Em seguida, a onda de ar frio atinge também estados como São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Acre e Mato Grosso do Sul.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sul de Mato Grosso do Sul pode ter mínimas entre 0°C e 2°C na quarta-feira (24). Em Campo Grande, o Climatempo prevê mínimas de 12°C na terça-feira (23), 10°C na quarta e 8°C na quinta (25).
Na região sul de Mato Grosso do Sul, há possibilidade de geada na quarta-feira, em 18 cidades. A temperatura mínima deve ficar em torno de 3°C, segundo o Inmet. No dia seguinte, a previsão se estende para 31 cidades do Conesul do Estado.
Além disso, o Inmet mostra possibilidade de chuva no sul de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (22). O acumulado pode chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Na terça, a mesma previsão vale para as regiões norte e bolsão do Estado. A precipitação pode diminuir a sensação térmica.
Sensação térmica negativa em maio
A última onda de frio intensa causou quatro mortes por hipotermia em Mato Grosso do Sul. No dia 9 de maio, a Capital viveu a noite mais fria de 2026 até agora, com sensação térmica de -3,2°C às 22h. Já na manhã do dia 10, Dia das Mães, o registro subiu um pouco, para -1,7 °C.
No dia 11 de maio, Campo Grande amanheceu com sensação térmica negativa pelo terceiro dia consecutivo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A sensação chegou a -3,2 °C por volta das 6h.
A sensação térmica é mais baixa que as temperaturas em razão de uma combinação de variáveis meteorológicas, como velocidade do vento, umidade e temperatura do ar. O nível de estresse por frio foi considerado moderado pelo Inmet.
Em seguida, a temperatura mínima subiu gradualmente em todo o Mato Grosso do Sul e seguiu em elevação. Na semana seguinte, o frio voltou ao Estado a partir do dia 18, com temperaturas mínimas abaixo de 10°C.
Fonte: Midiamax

