NESTA SEGUNDA FEIRA, 28 DE ABRIL, RECEBEMOS NO PROGRAMA NOTICIANDO 105 O PROFESSOR JOSIEL MARTINS QUE É DIRETOR DA ESCOLA MUNICIPAL TUPÃ’I ÑANDEVA DA ALDEIA LIMÃO VERDE. JOSIEL MARTINS É PROFESSOR FORMADO EM LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA PELA FAIND (FACULDADE INTERCULTURAL INDÍGENA) DA UFGD E HABILITADO EM MATEMÁTICA. DESDE DE 2022 ATUA COMO DIRETOR DA ESCOLA MUNICIPAL NA ALDEIA LIMÃO VERDE.

NO BRASIL, ESTIMA-SE QUE EXISTAM CERCA DE 1,7 MILHÕES DE INDÍGENAS, REPRESENTANDO 0,83% DA POPULAÇÃO TOTAL. “AQUI NO MUNICÍPIO DE AMAMBAI FAZEMOS PARTE DE 1/3 DA POPULAÇÃO, E ESSE ANO ESTAMOS COM 520 ALUNOS NA ESCOLA, COM A EXTENSÃO DA ALDEIA JAGUARI, QUE FAZ PARTE DA ESCOLA E TOTALIZA ESSE TOTAL DE 520 ALUNOS, PORÉM SÓ DA ALDEIA LIMÃO VERDE NOS PERÍODOS MATUTINO E VESPERTINO TOTALIZA 415 ALUNOS” …“NÓS COMUNIDADE INDÍGENA, ESPECIFICAMENTE ENQUANTO ACADÊMICOS, ESTUDANTES NÓS TEMOS OPORTUNIDADE DE ESTAR EM UM ENSINO SUPERIOR E CONTINUARMOS NESSA FORMAÇÃO CHEGANDO AO MESTRADO E DOUTORADO, NO ENTANTO O MAIOR DESAFIO QUE NOSSOS ESTUDANTES POSSUEM AI EU FALO DO ENSINO SUPERIOR É A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA, É FÁCIL ENTRAR NA UNIVERSIDADE MAIS MUITAS VEZES É DIFÍCIL A PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE ALI NA FACULDADE, E OS DESAFIOS SÃO MUITOS, POR EXEMPLO A FINANCEIRA, QUE MUITOS ESTUDAM EM OUTROS MUNICÍPIOS, AS VEZES NÃO TEM TRABALHO PARA CUSTEAR O TRANSPORTE E A ALIMENTAÇÃO, APESAR DOS ESTUDANTE TEREM BOLSAS MESMO ASSIM POSSUEM ALGUMA DIFICULDADE, MAIS SEMPRE FALO QUE ISSO DEPENDE MUITO DE NÓS, PORQUE SE A GENTE FOCAR NO NOSSO ESTUDO, FOCAR NA NOSSA FORMAÇÃO A GENTE TEM MAIS ACESSIBILIDADE SÓ BASTA A GENTE QUERER, MAIS OS DESAFIOS SÃO IMENSOS.” RESSALTOU JOSIEL.
AS LÍNGUAS MATERNAS INDÍGENAS SÃO CONSIDERADAS PATRIMÔNIO CULTURAL E DESEMPENHAM UM PAPEL CRUCIAL NA PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE E DA CULTURA INDÍGENA.“…A LÍNGUA MATERNA É A NOSSA IDENTIDADE, NO ENTANTO A PARTIR DO FINAL DO ANO DE 2022, A ESCOLA ENTENDEU, QUE OS NOSSOS ALUNOS JÁ TEM QUE COMEÇAR A SE INTERAGIR COM A LÍNGUA PORTUGUESA, NÃO QUE VAMOS IMPOR, MAIS DAR ESSA POSSIBILIDADE PARA NOSSOS ALUNOS, POIS NOSSA COMUNIDADE É MUITO PERTO DA ÁREA URBANA, ENTÃO A COMUNICAÇÃO A INTERAÇÃO ELA FAZ PARTE DO NOSSO DIA A DIA, DIFERENTEMENTE POR EXEMPLO DE OUTRAS ALDEIAS QUE FICAM LONGE DA ÁREA URBANA. ENTÃO NA ESCOLA DESDE O PRIMEIRO ANO AS CRIANÇAS JÁ TEM ACESSO A LÍNGUA PORTUGUESA INTEGRADA NAS DISCIPLINAS. NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO 1º ANO AO 5º ANO TODOS OS PROFESSORES SÃO INDÍGENAS, E DO 6º AO 9º ANO TEMOS PROFESSORES NÃO INDÍGENAS. OS ALUNOS TEM ACESSO AO TRANSPORTE ESCOLAR DE MANHÃ E À TARDE E TAMBÉM A NOITE PARA OS ALUNOS QUE VEM PARA A CIDADE, OS UNIVERSITÁRIOS. EU ACREDITO QUE A ÚNICA MANEIRA DA GENTE IR PRA FRENTE É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, O CONHECIMENTO ABRE A NOSSA MENTE, O CONHECIMENTO FAZ A GENTE ENXERGAR MUITAS COISAS QUE A GENTE NÃO CONSEGUIA VER, ENTÃO A ÚNICA MANEIRA DA GENTE ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS PESSOAIS E TAMBÉM ENQUANTO COMUNIDADE COLETIVO, PORQUE A COMUNIDADE INDÍGENA TEM ESSA ESSÊNCIA QUE É PENSAR NO COLETIVO É POR MEIO DA EDUCAÇÃO QUE TEM QUE SER DE QUALIDADE, EU SEMPRE DEFENDO QUE NÃO IMPORTA A METODOLOGIA QUE A GENTE TRABALHA, MAIS O QUE IMPORTA É A QUALIDADE PORQUE A COMUNIDADE CONFIA NO NOSSO TRABALHO, ENTÃO O ESTUDO É A ÚNICA MANEIRA DA GENTE CONSEGUIR IR PRA FRENTE, O CONHECIMENTO FAZ A GENTE VOAR E ENXERGAR NOVAS COISAS.” DESTACOU JOSIEL.
A EDUCAÇÃO E O RESPEITO PELAS TRADIÇÕES INDÍGENAS CONTRIBUEM PARA UMA SOCIEDADE MAIS INCLUSIVA E CONSCIENTE.
Fonte:
Rádio Auxiliadora FM