Domingo, 14 de agosto de 2022

AO VIVO

Auxiliadora 105.9 FM

Amambai/MS



Chile investiga a origem de sumidouro gigantesco em área de mineração

A empresa suspendeu as atividades em um perímetro de 100 metros

04/08/2022 14:05

Especialistas em geomecânica do Serviço Nacional de Geologia e Mineração estão investigando a origem de um sumidouro gigantesco no Chile. O buraco está localizado em Tierra Amarilla, região do Atacama, a 800 quilômetros de Santiago. As informações são da TV Cultura.

O local faz parte das terras da mineradora de cobre Alcaparrosa de Candelaria. No entanto, nenhum trabalhador foi afetado, mas a empresa suspendeu as atividades em um perímetro de 100 metros.

O sumidouro tem 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade e, segundo as autoridades locais, ele continua a se expandir.

O prefeito de Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, demonstrou preocupação com o sumidouro: “Continua a crescer e é algo que não havia sido visto em nossa comunidade. Solicitamos que seja possível esclarecer qual é o motivo e por que ocorreu, quais são as razões, se o colapso é produto da atividade de mineração abaixo ou se é algo de outra natureza”, disse Zúñiga.

A população mais próxima do evento mora a cerca de 600 metros de distância. Ainda segundo o prefeito, a comunidade sempre teve medo de viver em uma área cercada por jazidas de mineração e obras subterrâneas.

Fonte: Midiamax