Terça, 05 de julho de 2022

AO VIVO

Auxiliadora 105.9 FM

Amambai/MS



Consulta Pública do Plano Nacional de Logística está aberta

Dados do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação mostram que as rodovias brasileiras transportam 64% das cargas no Brasil e as ferrovias correspondem a um total de 18%.

02/04/2018 13:55

Consulta Pública

Agência CNM

Está aberta consulta pública que vai tratar do Plano Nacional de Logística (PNL). O prazo será até o dia 21 de abril. O PNL é uma ferramenta que visa planejar de forma estratégica e racionalizar os investimentos em infraestrutura e logística de transportes do Brasil. O trabalho tem como objetivo reduzir 16% anualmente do custo total de transporte de cargas até 2025.

Dados do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação mostram que as rodovias brasileiras transportam 64% das cargas no Brasil e as ferrovias correspondem a um total de 18%. No cenário projetado pelo PNL, em 2025, o setor ferroviário será capaz de transportar até 31% de toda a produção nacional.

De acordo com o relatório do Plano, com a conclusão das obras em andamento e previstas pelo Programa Avançar, além da ampliação de capacidade das ferrovias concedidas será possível otimizar a matriz de transporte de cargas brasileira.

Além da redução de caminhões nas estradas, que passam a corresponder a 50% da carga transportada, há também uma diminuição dos custos logísticos de R$ 54,7 bilhões por ano a partir de 2025. Outro fator importante, é a redução das emissões de gás carbônico. Com a transformação da matriz de transportes, 19 milhões de toneladas de CO2 deixarão de ser lançados na atmosfera a cada ano, cerca de 14% a menos do que no cenário atual.