Quarta, 06 de julho de 2022

AO VIVO

Auxiliadora 105.9 FM

Amambai/MS



Narrativa das carreteadas é apresentada ao vivo na Auxiliadora FM

Durante seis episódios, o programa Causos e Prosas apresenta a narrativa todo sábado a partir das 13:30 hs.

04/05/2018 18:06

Amambai (MS) – O período da colonização de Amambai é contado em uma narrativa fictícia com enfoques de realidade abordando os principaiscostumes e maneira de viver, durante o período da década de 30, onde, as carreteadas faziam um percurso até Nioaque, na época, a cidade mais importante do sul de Mato Grosso. No programa Causos e Prosas, apresentado por Odil Puquesacontece a narrativa de uma Carreteada composta por um grupo de amambaienses que realiza a viageaté Nioaque.  

Posted by Odil Toledo Puques on Saturday, April 21, 2018

Carreteada, conta a trajetória de cerca de 100 pessoas, que iam a Nioaque com os mais diversos interesses, uns para abastecer os bolichos de víveres, outros para registrar os filhos, outros para homologar o casamento e outros ainda pela simples aventura. São 16 carretas com 4 juntas de bois cada, além dos animais levados para a reserva e os cavalares. É uma his(es)tória que rendeu muitas experiências como, lutas em campo aberto, romances, carreiradas e descobertas de enterros. 

Segundo Odil, a narrativa é fictícia, porém, com personagens que existiram e foram os responsáveis pela colonização do município de Amambai. “É uma forma de homenagear nossos antepassados que foram responsáveis pela construção da cidade” diz Odil. O texto é de autoria de Karay Mariano e cada sábado o programa contará uma parte da narrativa ao vivo pela 105.9 e também pelo facebook na página pessoal do apresentador do Programa.  

Posted by Odil Toledo Puques on Saturday, April 28, 2018

Até o fechamento desta reportagem, dois episódios da narrativa já foram apresentados e podem ser conferidos abaixo. A próxima narrativa será neste sábado a partir das 13:30 hs, ao vivo, na rádio Auxiliadora FM. 

Confira a nota escrita pelo advogado e apresentador do programa Odil Puques, sobre a narrativa: 

Essa é uma viagem resultado do imaginário do autor, Karay Mariano. Trata-se de uma viagem de carros de bois, que os nossos troncos antepassados, faziam por força da necessidade de sobrevivência.  

A maioria dos amambaienses descendem dos gaúchos que migraram rumo a estas terras, no fim do século XIX, início do século XX, partiam do Rio Grande do Sul, rumo ao extremo sul do Mato grosso, via Uruguai, Argentina e Paraguai, aportando novamente ao Brasil pela região do Cerro Torim, PY e Ñu-Guassu, Brasil.  

Todos em comitivas de carretas, viagens realizadas com duração de vários anos, havendo a necessidade de fazer uma paragem pelo percurso para fazer roças e colher os víveres para seguir viagem.  

Quantos dos nossos descendentes fizeram esses percursos e também nasceram durante a carreteada. A  carreteada da nossa narrativa segue rumo a Nioaqueentão cidade mais importante do Sul do Mato Grosso e tem como objetivo rememorar os nossos troncos. Estamos fazendo uma viagem inesquecível. 

 Convocamos a todos para rumarem conosco através dos seus antepassados numa viagem de mais de 80 anos atrás, onde vamos no decorrer dessa viagem expressar nossas homenagens aqueles que desbravaram a nossa Amambai. 

Colaborou Odil Puques