Ouça a Rádio Auxiliadora Ao Vivo

InícioEm Destaque ListaOnda de frio mais intensa do ano pode ‘congelar’ Mato Grosso do...

Onda de frio mais intensa do ano pode ‘congelar’ Mato Grosso do Sul com mínimas de 0°C 

As temperaturas podem cair até 5°C a partir desta terça-feira (23), em Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Mato Grosso do Sul). Uma massa de ar frio avança sobre o Estado e deve causar a onda de frio mais intensa de 2026, até sexta-feira (26).

A massa de ar polar que chegará a Mato Grosso do Sul já marca o início do inverno com neve na Argentina. No Brasil, as baixas temperaturas chegam primeiro à região Sul. Em seguida, a onda de ar frio atinge também estados como São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Acre e Mato Grosso do Sul.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sul de Mato Grosso do Sul pode ter mínimas entre 0°C e 2°C na quarta-feira (24). Em Campo Grande, o Climatempo prevê mínimas de 12°C na terça-feira (23), 10°C na quarta e 8°C na quinta (25).

Na região sul de Mato Grosso do Sul, há possibilidade de geada na quarta-feira, em 18 cidades. A temperatura mínima deve ficar em torno de 3°C, segundo o Inmet. No dia seguinte, a previsão se estende para 31 cidades do Conesul do Estado.

Além disso, o Inmet mostra possibilidade de chuva no sul de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (22). O acumulado pode chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Na terça, a mesma previsão vale para as regiões norte e bolsão do Estado. A precipitação pode diminuir a sensação térmica.

Sensação térmica negativa em maio

A última onda de frio intensa causou quatro mortes por hipotermia em Mato Grosso do Sul. No dia 9 de maio, a Capital viveu a noite mais fria de 2026 até agora, com sensação térmica de -3,2°C às 22h. Já na manhã do dia 10, Dia das Mães, o registro subiu um pouco, para -1,7 °C.

No dia 11 de maio, Campo Grande amanheceu com sensação térmica negativa pelo terceiro dia consecutivo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A sensação chegou a -3,2 °C por volta das 6h.

A sensação térmica é mais baixa que as temperaturas em razão de uma combinação de variáveis meteorológicas, como velocidade do vento, umidade e temperatura do ar. O nível de estresse por frio foi considerado moderado pelo Inmet.

Em seguida, a temperatura mínima subiu gradualmente em todo o Mato Grosso do Sul e seguiu em elevação. Na semana seguinte, o frio voltou ao Estado a partir do dia 18, com temperaturas mínimas abaixo de 10°C.

Fonte: Midiamax

- Advertisment -spot_img

NOTICIANDO 105