Quarta, 06 de julho de 2022

AO VIVO

Auxiliadora 105.9 FM

Amambai/MS



Debate do CMDR, lotou a Câmara Municipal

08/04/2018 12:19

Debate do CMDR, foi realizado nesta sexta-feira (06).

Os objetivos do debate foram: Impulsionar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR/Amambai), considerando que sua atuação contribuirá para o fortalecimento da produção rural em Amambai, com ênfase para a agricultura familiar;  aperfeiçoar as associações existentes e oferecer subsídios para que novas associações possam ser criadas, propiciando a autonomia dos produtores rurais de Amambai; fortalecer as parcerias que estão em andamento entre a UEMS e demais instituições da sociedade de Amambai: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Rádio Auxiliadora, Feira dos Produtores, Agraer, Gazeta e Amambai Notícias.

Após a composição da mesa de abertura e devidas apresentações, foram realizadas duas palestras: palestra  proferida pelo Zootecnista da Agraer/Caarapó, Dr. Roberto Sanches Nakayama, cujo título foi “O papel do CMDR/Amambai”; palestra proferida pelo professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS/Ponta Porã), Dr. Moisés Centenaro, cujo título foi “Associativismo e Cooperativismo como alternativa de desenvolvimento e sustentabilidade social”.

As falas foram transmitidas ao vivo pela Rádio Auxiliadora FM. Os palestrantes destacaram a importância do CMDRS para os Produtores Rurais, com ênfase para a Agricultura Familiar, e fizeram uma explanação sobre os inúmeros benefícios que o Conselho, formado e atuante dentro do município, poderá trazer para a sociedade.

Também foi apontada a importância da formação de cooperativas e associações para que os Produtores possam alavancar o fortalecimento e a diversificação da produção, bem como a venda de suas produções sem intermediários, angariando mais lucro e fomentando a vida no campo. O Debate contou com a presença do Vice-Reitor Dr. Laércio Alves de Carvalho, agrônomo, representando o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UEMS, Dr. Luciana Ferreira, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento da UEMS, Dr. Robsom Marques de Amorim, a Gerente da UEMS/Amambai, Dra. Viviane Scalon Fachin e demais membros da UEMS.

O Secretário de Agricultura, Anilson Rodrigues de Souza (Prego), que representou o Prefeito Municipal de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o Vereador Humberto Hasegawa representando a Câmara de Vereadores. Também esteve presente Wilson José de Assis, diretor da Feira de Produtores de Amambai, além de membros da sociedade civil e alunos da Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal e acadêmicos dos cursos de História e de Ciências Sociais/UEMS.

O debate caracterizou a abertura de um momento para repensar as linhas de atuação do CMDRS/Amambai. É importante considerar a presença da UEMS em sua parceria cada vez mais fortalecida com a Rádio Auxiliadora, o que tem contribuído para a abertura de debates, criando oportunidades de desenvolvimento para Amambai em consonância com as forças reafirmadas pelo poder público.