Sábado, 02 de julho de 2022
AO VIVO
Auxiliadora 105.9 FM
Amambai/MS
Botão ‘prosseguir’ não aparece na página e impede que estudantes concluam o processo. Programa oferece créditos para candidatos cursarem universidades privadas.
Fies encerrou as inscrições no dia 2 de março (Foto: Marcos Santos/USP Imagens )
Os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre, previstos para serem divulgados na segunda-feira (5), saíram com atraso. Até as 22h, ainda não estavam disponíveis. Para visualizá-los, clique aqui para ver o resultado do Fies 2018.
Pelo Twitter, estudantes reclamaram da situação. Durante a madrugada, parte deles conseguiu ver o resultado por volta da 1h da manhã. Em outros relatos, só foi possível acessar o boletim de desempenho na manhã desta terça (6):
O programa oferece créditos para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas.
Os aprovados terão entre esta terça (6) e quinta-feira (8) para fazer a complementação da inscrição no FiesSeleção. No entanto, nas redes sociais, candidatos se queixam de que não conseguem clicar no botão “prosseguir” para dar continuidade à confirmação da vaga. O G1 entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) para saber se há algum problema técnico e aguarda resposta.
Para o P-Fies (modalidade do programa financiada por bancos), a lista de aprovados sairá em 12 de março.
O novo Fies tem duas modalidades:
Os candidatos ao Fies que não foram convocados nesta primeira chamada são automaticamente incluídos na lista de espera. Eles deverão acompanhar diariamente o portal FiesSeleção entre os dias 6 e 30 de março, para saber se serão convocados.
No caso de serem selecionados, terão 3 dias úteis, a partir da divulgação do resultado, para complementar sua inscrição no site.
A modalidade P-Fies não tem lista de espera.
Os candidatos aprovados no Fies, que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, deverão pagar durante o curso, mensalmente, uma taxa de coparticipação.
Após a conclusão da graduação, o estudante quitará a dívida de acordo com sua realidade financeira. A parcela a ser paga por mês dependerá de sua renda.
Para disputar as vagas, é necessário cumprir dois requisitos:
Além da nota do Enem, há outros critérios para selecionar candidatos. Em ordem de prioridade, estão os seguintes perfis: